segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Tudo sobre carros rebaixados

Pode-se dizer que uma das paixões do brasileiro são os automóveis. Além de batalhar pra ter o seu, as pessoas juntam dinheiro para fazer alterações e deixar os veículos com a sua cara.

Para isso, pintam, trocam peças e equipamentos, por fim rebaixam. Quanto aos carros rebaixados, existem duas formas de isso acontecer.

A mais prática e com baixo custo é o rebaixamento por corte de molas. Como o nome já diz, são retiradas as molas das quatro rodas do carro e é feita uma medição do quanto se quer rebaixar. Após essa medição, uma esmirilhadeira serra um pedaço da mola, que é novamente colocada no carro e o serviço está concluído.

Esse processo no entanto, é irreversível, visto que a mola não vai poder voltar a forma anterior. Por isso, é muito interessante o proprietário ter certeza do que quer fazer, pois caso dê errado, terá que comprar um jogo novo de molas. O interessante é que para cortas as molas, o dono de veículo não gastará quase nada.

Um processo mais caro, porém melhor, é o sistema de suspensão a ar. Ele foi criado há mais de 50 anos e inicialmente era destinado a carros de corrida. Aos poucos a tecnologia foi sendo difundida nos EUA e ganhou o mundo.

A suspensão a ar, tecnicamente, são “bolsas” de material elastômero, normalmente borracha sintética trefilada ou poliuretano, inseridas em conjunto ou substituindo a suspensão mecânica original de um veículo.

Para cada carro, existe um tipo de suspensão a ar ideal.

Estas bolsas ou “air bags” podem ser infladas, deslocando o conjunto original. Isso faz com que o carro baixe e levante de acordo com a vontade do motorista. O sistema é muito bom para nivelamento do carro em diferentes tipos de pista e quando parado, pode deixar o carro com uma excelente estética.

Os custos da suspensão a ar variam de acordo com o modelo do veículo. Pode-se dizer que variam de 800 a 1500 reais.

Se o objetivo é somente a estética, o consumidor precisa estar atento e ver se isso vale realmente o investimento. As vezes o carro precisa de manutenção e o dinheiro é investido em estética. Isso é um erro grave.

Antigamente, os carros rebaixados eram sinônimos de respeito e status. Atualmente, com os “fritões e festas automotivas”, em alguns pontos do Brasil viraram sinônimos de carros de arruaceiros.

Quando um carro é rebaixado, sua estrutura toda se modifica. Você terá uma outra posição de dirigir, o carro responderá de uma outra maneira as curvas, as estradas secas e molhadas. Um dos pontos fracos de carros rebaixados é o amortecimento, que fica prejudicado em casos de corte de molas. A dica é antes de rebaixar o carro, perguntar para quem já fez e buscar dirigir um carro assim.

Veja algumas fotos de carros rebaixados.












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