segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Por que a gasolina é tão cara no país do Pré-sal?


Se em termos de desenvolvimento o Brasil é considerado um pais de terceiro mundo, quando o assunto é petróleo, o cenário é bem diferente. Atualmente, a segunda maior petrolífera do planeta é brasileira e a Petrobrás veio trazer o título de autosustentablidade no setor para o país.

Outro número bastante expressivo é a 4ª colocação do Brasil como pais produtor d carros. Essa potência em petróleo e veículos fez o pais desenvolver outras formas de combustíveis e se tornar grande nos mercados de Etanol e Biodiesel.

Todo esse cenário remete a um questionamento simples: Porque então que o Brasil possui preços tão abusivos nas bombas dos postos. A resposta é simples e uma reportagem divulgada pelo site shockmotors.com para oportuna.

Nos Estados Unidos, um Mustang 2011 já pode ser encontrado por 22 mil dólares, o que daria 37 mil reais. Como nada é perfeito, um Mustang 2008 (sim, mais velho) aqui no Brasil ainda custa mais de 140 mil reais! Isso pra não falar do Mini, que por aqui é considerado carro de luxo.




Basicamente, tudo que é vendido no Brasil tem mais ou menos 37% de tributos embutidos. São diversas taxas que teoricamente, deveriam retornar ao cidadão em serviços do Governo. Teoricamente.

Ainda nos Estados Unidos, grande parte dos carros é movida a gasolina. O preço do combustível por lá chega a ser 60% mais barato que aqui. Então por que o Brasil tem a segunda maior petrolífera do mundo, se seus “filhos” não podem colher os frutos?

Imaginem como não estaria nosso querido setor automobilístico se esses mais de 30% em tributos fossem quebrados. Com certeza, o Brasil brigaria pelo topo da lista de produtores do setor. Investimentos seriam feitos na captação de novos profissionais e a coisa estaria bem melhor.

No país que ficou famoso por estar entre as economias que mais crescem, ainda existem milhares de estradas de terra. Acho que será um mérito ficar entre os quatro maiores produtores de carros, mas é vergonhoso ficar com todo esse status e não ter asfalto em todas as estradas importantes, que servem inclusive, para transportar os veículos.

Comprar um carro está mais fácil que nunca. Pagar este carro e mantê-lo vai ser difícil, pois o país do petróleo sequer investe em asfalto, que é derivado do combustível. Isso porque já pagamos IPVA no intuito de ter boa pavimentação.


No texto divulgado no site citado acima, mais opiniões sobre o tema podem ser encontradas. Não emitimos aqui a opinião do sítio, porém convidamos você leitor a conferir lá. Uma coisa é tão certa como 2+2=4. Imposto é pago para retornar em forma de obras. Se isso realmente acontece? É claro que não? Enquanto isso, campanhas circulam na internet sem respaldo de resultados consistentes. Os sindicatos do setor poderiam ter papel mais ativo e cobrar melhores condições para seu consumidor.

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