quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Tudo sobre pintura fosca

Meu deus! Olha lá que carro lindo! Será que ele é blindado?

Provavelmente a resposta é não. Essa fisionomia robusta é a pintura fosca, ou o preto fosco, que vem ganhando força no Brasil e já é encontrado em várias cidades e veículos.





De fato, a pintura deixa o carro com um ar mais sério. Parece que o carro é feito de chumbo. Um verdadeiro blindado. No entanto, isso não passa de uma espécie de tinta.

Mais especificamente, é o poliuretano, mais conhecido com PU. O material, além de deixar uma impressão muito boa, dinamiza o tempo de aplicação, pois não exige que o carro passe por polimentos nem cicatrizações após a pintura. Isso em alguns casos, reduz em 10% os custos de uma chapeação convencinal.

Basta aplicar o produto e colocar o carro em uma estufa para que ele seque. O tempo de secagem varia de acordo com o tamanho do carro em questão.

Mas será que ela é uma boa opção? Vamos as informações sobre o preto fosco e sua aplicação.


Quanto a economia, é inegável que o preto fosco é a melhor opção, pois dispensa algumas manutenções de carroceria e é um processo mais barato que qualquer outra chapeação comum. No entanto, caso o carro já tenha sido batido, a pintura acaba realçando essas imperfeições. Além disso, sujo ou limpo, o veículo terá a mesma face Isso com o tempo, pode chatear seu dono e ele novamente fazer outra chapeação.


Como a atividade vem ganhando força no Brasil, muitas oficinas usam essa artimanha para lucrar mais do que o necessário com o serviço. Para isso, o consumidor precisa ficar atento. A chapeação com preto fosco tem obrigatoriamente que custar menos que a comum, devido a dispensa de vários processos já citados. A dica é sempre orçar a chapeação comum e a fosca, para então verificar os preços. Se a comum for mais cara, o estabelecimento está tentando lhe enganar. Corra daí.

Adesivamento também é uma opção

Atualmente no Brasil, com o sucesso das pinturas em preto fosco, o adesivamnte se tornou uma espécie de trabalho mais dinamizado. O que acontece com o carro é quase o mesmo em relação a vidros transparentes que passam pela colagem de um adesivo que impede as pessoas de olharem o que está dentro do estabelecimento.

Quando o assunto é carro, o que acontece?

Uma película de Vinil é colocada sobre a carroceria do carro. Isso dá a mesma conotação de uma pintura fosca e pode ser retirada de forma mais fácil, caso seja a vontade do proprietário.

A aplicação desta película é feita em apenas um dia e tem um custo médio de R$1000,00. O trabalho também dispensa manutenções como polimento e enceramento. Basta lavar de forma normal. O único cuidado para com esse tipo de material é a forma de lavagem. O ideal é usar uma mangueira com pressão baixa, pois jatos fortes podem deslocar o adesivo e gerar prejuízos aos clientes.

A melhor forma de se avaliar se uma ação ou produto é bom, é perguntando a quem já passou por determinada experiência. No internet existem vários fóruns que falam sobre o tema.

Problemas da pintura fosca.

Em um deles, o Motores em Movimento encontrou uma reclamação quanto a pintura fosca. Nos dizeres uma pessoa perguntava se tinha como retirar imperfeições na lataria. Essas imperfeições eram sujeiras que provocavam a aspereza da superfície.

Segundo outro usuário da pintura fosca, tal aspereza se dá devido a respingos de tinta que saem do spray e grudam no carro. Para que isso seja solucionado, o carro precisa ser lixado com uma lixa 1200, completamente molhada. Após isso, uma lavagem resolve o problema.

Segundo o proprietário insatisfeito, ele fez um teste antes de começar a trabalhar no carro e não gostou do resultado e acabou deixando o veículo áspero como se encontrara.

Nesse sentido a melhor dica é procurar uma mecânica de sua confiança e fazer o trabalho com profissionais qualificados, para que o barato não saia caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário