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domingo, 26 de julho de 2009
Turbo (O que é? como funciona? prós e contras)
Uma coisa muito difícil ou até mesmo impossível de se encontrar é uma pessoa apaixonada por carros que por algum motivo não gosta de ouvir o som de uma turbina aliviando sua pressão, o famoso "espirro" na troca de marcha ou quando se tira o pé do acelerador em uma rotação mais alta do motor!
Muitas pessoas ficam loucas quando de longe escutam "o caracol" funcionando, porém grande parte destas não sabem o que é e nem como ocorre todo o funcionamento, simplesmente amam o mais famoso barulho das ruas e pistas de arrancada.
Portanto, decidi fazer uma matéria bem básica para todo mundo que gosta e nunca parou para pensar como acontece teoricamente esse poderoso método de preparação.
Primeiramente o que é o turbo? O turbo é nada mais que um compressor de ar, o qual fornece uma quantidade bem maior de ar para a mistura do motor, o que difere dos motores preparados erroneamente chamados de "aspirados", pois estes não possuem uma sobrealimentação, assim o ar que entra no motor não é forçado como acontece nos motores turbinados. O resultado desta pressão que o turbo proporciona é uma força extremamente perceptível para os pilotos que optam por esta preparação.
Na teoria, o sistema de turbo funciona de uma maneira bem simples (digo na teoria, pois na prática a preparação exige muita precisão na hora da regulagem para o motor funcionar perfeitamente). Então surge a primeira incógnita, de onde a turbina irá tirar energia para começar a funcionar? Não há um meio melhor e mais fácil do que retirar energia do próprio motor, aproveitando os gases que saem pelo coletor de escape, isso significa que em rotação baixa, a potência gerada pela turbina é inferior à necessária para fazê-la funcionar, todavia em alta rotação o resultado já é muito diferente e isso todos ja sabem no que dá...
Para que possamos entender melhor o funcionamento da turbina, eu procurei projetar os mais importantes componentes do sistema em um esquema, que mostra o ciclo realizado pelo motor turbinado. Então vejam como tudo funciona:
Quando ocorre a explosão dentro da câmara de combustão os gases são liberados para o coletor de escape (1) que acionam a turbina (2), os gases em excesso passam pela válvula de alívio (3), onde é controlada a pressão de todo o sistema. Como a turbina (2) é interligada ao compressor (4), quando aquela rotacionar, esta vai entrar em movimento, forçando o ar ambiente (5) a entrar e ser comprimido no motor, passando antes por um radiador (6) (mais conhecido como intercooler) para que o ar seja resfriado com objetivos de aumentar o desempenho e a potência do motor (atenção à coloração que utilizei no diagrama para representar a temperatura do ar). Então o ar segue pressurizado à injeção eletrônica ou ao carburador (7) e de lá para o cilindro (8), recomeçando o ciclo.
A válvula de prioridade (9) tem a função de reduzir o turbo lag, que ocorre quando se tira o pé do acelerador fechando a borboleta de aspiração, assim o ar pressurizado tem um novo caminho a seguir, impedindo que a turbina suspenda o seu funcionamento, desacelerando e diminuindo o fluxo. Este processo é marcado pelo "espirro" tão querido pelos amantes de carros turbinados!
O turbo proporciona um ganho de potência muito alto ao motor e dependendo de como é utilizado, pode gerar até uma certa economia de combustível, pois o ar entrando de forma melhor no motor pode realizar uma mistura mais rica e fazer com que mais quilômetros sejam rodados com um litro de combustível, sem contar que não será necessário afundar o pé no acelerador para realizar ultrapassagens e é claro, o carro responderá mais rápido aos comandos.
Contudo, alguns fatores tornam o uso do turbo uma ilusão para algumas pessoas, pois os motores originais sem turbo foram projetados para funcionarem de acordo com a pressão atmosférica, logo para adaptar a turbina a um desses motores, será necessário trocar algumas peças por outras forjadas e com maior durabilidade, o que torna o orçamento da preparação elevado demais. Quem se arrisca a montar o carro sem mexer em nada e regula uma pressão muito alta para a turbina, brevemente terá que fazer reparos no motor, pois as peças originais não aguentam o tranco! Sem contar que não basta apenas preparar o carro e acelerar nas ruas, pois isso altera a característica do veículo e se parar na Blitz, o bolso também deve estar bem preparado para pagar a multa e a posterior tranformação ou regularização do veículo. Para a regularização, outros fatores também são colocados em evidência, assim como o freio, a suspensão... Mas isso fica para um outro post que falarei somente de regularização de alterações de características em veículos!
Abraços!
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