A preparação aspirada faz com que o motor gire mais rápido e com isso ganhe mais potência, porém em baixas rotações o motor acaba perdendo um pouco o torque e acaba "embaralhando" a marcha lenta o que para muitos é o mais "bonito" da preparação.
Bom, a preparação pode ser realizada de várias maneiras, desde troca de peças de baixo custo até um veneno muito mais forte. Depende do gosto da pessoa e para onde irá utilizar o carro.
Algumas peças a serem trocadas para realizar a preparação são coletor de escape, carburador ou injeção eletrônica, comando de válvulas, pistões, bielas, virabrequins, cabos de velas, filtros esportivos, polia, bobina, cabeçote e muitas outras variedades de componentes do motor.
Vim aqui mostrar uma receita muito boa para carros que são usados no dia-a-dia e que proporciona um aumento muito bom na potência dos motores, principalmente nos AP's que são os favoritos dos preparadores. Esta receita é mais utilizada nos motores 1.6 e 1.8 que são os mais utilizados nas ruas e em provas de arrancada.
Para começar uma aspiração leve é necessário melhorar o fluxo de escape, como eu disse no post anterior, o coletor de escape dimensionado evita a ocorrência de contrapressão, fazendo com que os gases queimados "caminhem" mais rápido para o tubo de escape.
A troca do comando de válvulas por um mais "bravo" também é item importantíssimo, no caso, o melhor comando para ser utilizado nas ruas é o original dos gols GTS (49G) ou quando o motor for injetado, o dos gols TSi (027.7).
Para enquadrar e regular com a posição do comando, é necessário a troca da polia original, por uma polia regulável.
Os filtros esportivos são muito importantes para a preparação pois eles admitem uma maior quantidade de ar para a mistura, gerando um aumento na potência do motor.
Esta é uma receita básica para quem usa o carro no dia-a-dia e gosta de dar uma acelerada mais forte, sem contar o ronco que essa preparação vai proporcionar ao motor!
Abraços! ;D~
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