segunda-feira, 29 de junho de 2009

Como funcionam os coletores de escape dimensionados




Coletores de escapamento dimensionados são muito utilizados em preparações aspiradas e tem por finalidade melhorar o desempenho dos motores que forem por estes equipados. Ele facilita a remoção dos gases de escape de dentro dos cilindros.
Durante o ciclo de um motor de quatro tempos, toda a sua potência é gerada no curso de combustão. O combustível utilizado é queimado e expandido durante este curso, gerando a potência do motor. Os outros três cursos do motor apesar de serem necessários, são os "parasitas" da combustão, consumindo uma parte da potência gerada pelo motor.

Quando o último curso se inicia (curso de escape), o motor perde potência através do efeito da contrapressão, isso ocorre quando as válvulas de escape se abrem e os pistões encontram resistência na hora de expulsar os gases dos cilindros, pois em um motor de quatro cilindros por exemplo, estes compartilham o mesmo coletor e quando um cilindro ja mandou os gases para a tubulação, estes podem fazer uma contrapressão na hora que um outro cilindro se abre e tenta expulsar os gases também.

Agora que os coletores de escapamento dimensionados entram em ação. Eles têm a função de evitar a contrapressão que consome a potência gerada pelos motores. Nos coletores dimensionados, cada cilindro irá possuir o seu próprio tubo de escape. Os tubos se unem em um tubo maior chamado de tubo primário. Além de possuirem um visual mais bonito e agressivo, os tubos obrigatoriamente devem possuir as suas curvas de tal forma que eles tenham o mesmo comprimento, garantindo que os gases cheguem no tubo primário ao mesmo tempo e com isso eliminando o efeito da contrapressão que é o problema nos coletores simples dos carros.

Finalizando a matéria, eu não poderia deixar de comentar que além de melhorar o desempenho dos motores, os coletores de escape dimensionados fazem os carros ficarem com um ronco muito mais "loko" e incomparável e sem contar que o giro subirá muito mais rápido do que o normal... No próximo post, eu irei mostrar uma receita leve que combina o coletor de escape dimensionado com outros itens, muito utilizada nos carros de ruas e que garante uma mudança perceptível nos motores.


abraços!

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